quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O início...

Bom, Resolvi criar esse blog pra registrar tudo o que tenho vivido aqui do outro lado do Atlântico! São tantas coisas legais, curiosas, estranhas, diferentes, que dá vontade mesmo de contar pra todo mundo! Estou AMANDO morar aqui, mas como digo sempre: Pra ficar perfeito de verdade, só estão faltando as pessoas que eu mais amo nessa vida!!É ótimo morar num lugar onde vc se sente segura, pode andar a noite na rua sem medo, onde as coisas funcionam de verdade (ah! mas funcionário público aqui, também tem fama de preguiçoso!! haha - creio que isso seja mundial!).Já têm quase 2 meses que estou aqui, e acho que já posso escrever bastante coisa sobre minhas experiências e impressões.
Aos poucos, vou contando tudo: Como é morar em um lugar frio (sim, pra mim isso é frio!), em uma cultura completamente diferente (mas que as vezes me surpreende, por ser tão parecida com a nossa), e uma língua extremamente difícil que só agora, depois de dois meses, estou conseguindo entender 80%!! haha É, quem sabe até o final de novembro, não alcanço os 100%?!Ah! Falando em entender o idioma, descobri que não tem maneira melhor de se certificar que está realmente entendendo, do que butucar a conversa dos outros! Em qualquer lugar é válido: no ponto de ônibus, dentro do ônibus, na fila do mercado, padaria ou farmácia, no trabalho, etc. Ah! mas antes de butucar, preste atenção se é mesmo o Hochdeutsch (alemão-padrão) que eles estão falando. Aqui, cada região tem seu dialeto, que pra mim, é impossível de entender (mas geralmente só os mais velhos falam).
O fato é que quando as pessoas se dirigem a você, por elas saberem que é gringa, falam mais devagar, usam palavras mais fáceis, repetem a mesma coisa duas, três, quatro vezes! Tudo bem que isso ajuda, e MUITO! Mas as vezes irrita também! Isso quando não acham que além de gringa, você é surda!! [Ou quando não pensam que vc fala espanhol!]
Um estagiário da empresa, sempre vem treinar o espanhol dele comigo... mas eu já avisei: no Brasil a gente fala PORTUGUÊS e "Yo no hablo spanol"! Mas tudo bem, dá pra entender né... Mas o que me irritava mesmo (irritava, nao irrita mais, pq depois de mil vezes que eu falei, ele aprendeu) era quando ele vinha perguntar como eram as coisas na "Argentina" ! Não consigo entender pq isso acontece! Brasil é mto maior, mto melhor, mto mais bonito, nao tem pq confundir!!! (os argentinos que me desculpem...)
Ok, tirando essas pequenas gafes, até que ele é legal, bastante simpático, e na maior parte do tempo tá perambulando pelos corredores procurando alguém pra conversar! Ele diz que eu trabalho demais!! haha
Ah...como já é de se perceber, ele não é alemão (é turco)! Agora só tenho ele de colega-estagiário por aqui. A outra estagiária que nos fazia companhia, foi-se embora. É alemã, mas de origem Croata. Neste instante, ela está lá na terra dos avós, passando as "ferias"...

Auf Wiedersehen! [áuf vídar-zêen]

.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Deborah, achei muito legal.Que vc continue escrevendo bastante, gosto muito de ler seus relatos pois assim, parece que estou aí com vc e a saudade é amenizada.
Um beijo carinhoso, te amo muito.
Mãe

tia Cri disse...

Olá perua. Tá chic hem!!! Fazendo blog.É bem a sua cara mesmo!!
Parabens, viu não é só a Thaís que escreve bem.Vc trabalha demais!!!!????rsrsrsrs Esse cara tá de graça.ahah.
beijos, querida.
Tia Cri

Anônimo disse...

adoreii seu blog! hehe
vê se conta mais coisas engraçadas que acontecerem ai!!
beijão

Anônimo disse...

Essa minha amiga é d+!! Texto mt legais, q nao dá pra parar de ler!!!
Mt criativa!!
e q td q esta conquistando, ela merece, e merece mt mt mt mais!!!

Amiga sinto mt sua faltaa...mt msm!!
mas sei o qt isso eh importante pra vc!
E aproveitaaaaaaaaaaa td q tem q aproveitarr ai viu?!?!? Td msm!!

Bjao!
te amoooo mttttttttt!!!!

Anônimo disse...

deh.. ameiii seu blog, mto sua cara msm!!!! e foi otimo pq assim a gnt fica sabendo mais de como estao as coisas ai com vc!! matar um poquinho a saudade neh!!!!!

bjooo qridaa

Anônimo disse...

Oi Deh, também estive visitando o seu blog. Parabens está lindo e também emocionante.
Sucesso em seu estágio e aproveite esta oportunidade única em sua vida que seus pais estão lhe proporcionando.
Bjos Tio Altair